Dança

O que é a dança dos 5Ritmos ® ?

5 Ritmos ®  – é uma prática de movimento desenvolvida por Gabrielle Roth (Xamã urbana de Nova York), acessível a todos.

Os 5 Ritmos ® são: fluir, staccato, caos, lírico e quietude. Cada ritmo é uma porta de entrada para aspectos de nós mesmos, um estado de ser, um padrão. Eles se relacionam com diferentes estados de criação, elementos, ciclos de vida, emoções, etc... e são expressos na dança através de diferentes formas de movimento.

FLUIR

Terra. Voltando "a casa" através do corpo. Um estado de ser aterrado e mas fluido, rendendo-se ao fluxo da vida, movendo-se continuamente e de forma imprevisível. Suavizamos qualquer rigidez do corpo e da mente e praticamos ser receptivos ao que é. Fluir é o ritmo do nascimento e do feminino. Os movimentos são arredondados e sensuais. Nós deixamos os pés nos guiar através da terra e o resto do corpo segue.

STACATO

Fogo. Definição. O ritmo do coração e da paixão nos ensina como nos relacionamos com o mundo. Aquele lugar onde estamos focados, claros, conhecemos os nossos "Sim e nãos", estabelecemos limites e nos expressamos. É o ritmo do masculino e é impulsionado pela batida pulsante que nos molda de mil maneiras diferentes.

CAOS

Água. O ritmo da rendição absoluta e um profundo desapego. Nós desaparecemos na dança enquanto soltamos o ego. Aqui praticamos o movimento sem controle. Libertamos e sacudimos tudo aquilo que nos prende, tudo o que nos oprime e celebramos um estado de "não mente". O caos é o casamento do masculino e feminino. A rendição dos amantes. Podemos encontrar o nosso centro mesmo na névoa de um mundo que está caindo aos pedaços. Nós nos entregamos à selvageria de uma dança que nunca pode ser planejada ou repetida.

LÍRICO

Ar. Quando você realmente se deixar ir, vai esvaziar-se e criar espaço para o novo. Lírico é o ritmo da transformação. O peso da auto-consciência se dissolve. Um estado de leveza, desprendimento, novidade, onde muitas possibilidades estão disponíveis, portas são abertas e a nossa imaginação é libertada. Nada é fixo e há uma alegria que vem com isso. Nós renascemos e a alma começa a brincar.

QUIETUDE

Éther. O ritmo do vazio, onde movimentos suaves sobem e descem, começam e terminam, num campo de silêncio. Estamos cheios, mas vazios. Acordados, sábedores e rejuvenescidos. A dança torna-se numa oração, numa meditação. O espírito está a mover-nos.

A MÚSICA

Não há nenhum tipo particular de música que é usado nos 5 ritmos ®. Os ritmos ® podem ser encontrados em muitos gêneros diferentes. Na mesma aula, pode ouvir música de dança eletronica, nova era, rock, pop, música clássica, percussão & world. A música pode ser gravada ou ao vivo e às vezes nos movemos em silêncio.

Cada um de nós tem a sua maneira de estar. Enquanto dança os 5 ritmos ®, pode encontrar mais ressonância com um ritmo do que outro. Isso indica que você está mais confortável com algumas maneiras de ser que se enquadram nesse ritmo . Na dança, você vai ouvir, expandir, esticar, despertar partes de si mesmo que foram menos expressadas. Pode explorar novas possibilidades no que diz respeito a si mesmo, a outro, e ao grupo. A pratica pode ajudá-lo a tornar-se mais fluido, aberto a mudanças e a explorar o seu círculo completo de opções, para curar-se de histórias antigas alojadas no corpo e para se lembrar da alegria extática natural en si. A prática liberta-nos de condicionamentos e convida-nos a encarnar as nossas verdades.

 

Colocar a psique em movimento... e ela vai curar-se!  - Gabrielle Roth